O projeto Balcão de Direitos Vai à Escola, desenvolvido pela Associação Mães e Pais Pela Democracia (AMPD), recebeu a liberação da emenda parlamentar de R$ 100 mil, destinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), garantindo a execução de uma iniciativa inédita de promoção da inclusão escolar e enfrentamento ao capacitismo em dez escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para a deputada, apoiar iniciativas como essa é fundamental para transformar a realidade educacional. “Quando destinamos recursos para projetos que atuam dentro das escolas e em diálogo direto com famílias e profissionais, estamos fortalecendo uma inclusão que é real, prática e cotidiana. Esse é o tipo de política pública que muda vidas e que reafirma o compromisso com uma educação que acolhe todas as crianças e adolescentes,” comemorou.
Com atuação em unidades de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Viamão e Cidreira, o projeto levará para dentro das escolas uma equipe multidisciplinar integrada, composta por profissionais das áreas psicológica, jurídica e pedagogia, oferecendo atendimento direto, acompanhamento continuado e mediação entre famílias e instituições de ensino.
A proposta prevê expedientes semanais nas escolas selecionadas, criando pontes entre comunidade escolar, estudantes e responsáveis, e fortalecendo práticas inclusivas que respeitem as particularidades de cada território.
Coordenado pela socióloga Aline Kerber, da AMPD, o Balcão de Direitos Vai à Escola é viabilizado por meio de um Termo de Fomento com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, somado ao aporte da emenda encaminhada por Luciana Genro. Segundo Aline, a iniciativa representa um salto qualitativo no cuidado com estudantes público-alvo da educação especial.
“Este projeto trará avanços qualitativos de inclusão escolar nas 10 escolas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Nosso objetivo é construir dez boas práticas de inclusão, produzir indicadores de educação inclusiva e apontar caminhos e ferramentas para que isso seja possível, em diálogo com a nova Política Nacional da Educação Especial Inclusiva de 2025,” destacou.
O início das atividades está previsto para fevereiro de 2026, com calendário de atendimentos e escolas participantes a serem anunciados pela equipe do projeto.