Hospital de Alvorada usará verba para aquisição de equipamentos
Hospital de Alvorada usará verba para aquisição de equipamentos

| Saúde

O Hospital de Alvorada receberá um reforço de R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares. O recurso é fruto de emenda parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que tem acompanhado de perto a situação da saúde no município e atuado em diferentes frentes para garantir melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos profissionais do setor.

O investimento ocorre em um momento de reconstrução dos serviços hospitalares do município. Após a grave crise de gestão enfrentada em 2024, quando o governo estadual decidiu substituir a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) pela Associação Beneficente João Paulo II, o atendimento ficou comprometido e houve insuficiência de cobertura e atraso na normalização dos serviços, prejudicando pacientes e trabalhadores. A situação levou o Hospital Ana Nery a assumir emergencialmente a administração em julho de 2024, permanecendo na gestão por mais cinco anos, por meio de contrato firmado posteriormente com o governo.

Com a nova emenda destinada ao Hospital de Alvorada, Luciana Genro afirma buscar fortalecer a rede pública de saúde e contribuir para que a população receba atendimento digno: “Essa emenda é simbólica diante das necessidades da saúde, mas é uma forma de demonstrar o meu compromisso com a luta por melhores condições de atendimento ao povo de Alvorada”, colocou a deputada. 

Durante a crise, centenas de trabalhadoras e trabalhadores dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha foram demitidos sem receber verbas rescisórias. Diante da situação, Luciana Genro, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, organizou e participou de uma ação conjunta com deputadas estaduais e federais cobrando medidas emergenciais do governador Eduardo Leite para que a população não ficasse desamparada.

Além da atuação na área da saúde, a deputada também está ao lado da população de Alvorada em outras áreas. Em fevereiro de 2025, após receber inúmeras reclamações de moradores da região metropolitana, Luciana Genro passou a cobrar explicações da Agergs sobre o reajuste nas tarifas das linhas intermunicipais executivas e seletivas. Usuários denunciaram um aumento abusivo nas linhas operadas pela Soul, autorizado pela Metroplan e homologado pela agência reguladora.

Outra ação recente da parlamentar foi a destinação de uma emenda impositiva de R$ 100 mil para apoiar a realização das Paradas LGBTQIAPN+ em Esteio, Canoas, Alvorada e Uruguaiana, reforçando seu compromisso com políticas de diversidade, cultura e direitos humanos.