O Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, foi escolhido por Luciana Genro (PSOL) como palco para o ato de lançamento da Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Camelôs, Ambulantes e Feirantes. “Esse é um espaço simbólico para todos vocês, de profunda resistência e que demonstra o quanto essa luta é longa, mas que hoje conquista muito”, celebrou a parlamentar ao se dirigir às centenas de trabalhadoras e trabalhadores. O encontro demonstrou a força de uma categoria que, apesar de tantas adversidades, permanece organizada e mobilizada.
A criação do grupo de trabalho, construída a partir do diálogo com lideranças como Juliano Fripp, diretor executivo da União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadores Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil (UNICAB), e com a Associação da Feira Rua da Praia (ASFERAP), simboliza uma vitória coletiva e um passo importante para que esses trabalhadores tenham representatividade dentro do Parlamento.
“Estamos falando de centenas de homens e mulheres em todo o Rio Grande do Sul que garantem o sustento de suas famílias, mas que, por isso, são constantemente tratados como cidadãos de segunda classe, enfrentando perseguição, violência policial, xenofobia e racismo. Nosso compromisso, com a Frente Parlamentar, é transformar essa realidade através da luta política e de legislações que garantam a tão merecida dignidade para essas pessoas”, afirmou Luciana Genro ao se dirigir ao público presente.
As falas emocionadas dos trabalhadores reforçaram que a luta não se restringe a Porto Alegre, mas se espalha por todo o estado e precisa ser encarada como uma pauta nacional. Nesse sentido, a articulação terá continuidade em Brasília, onde também já foi instaurada uma frente para debater o tema pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL). “A luta se faz necessária, é claro, mas ela só existe por causa de vocês. Vocês é que fizeram e fazem tudo isso acontecer”, pontuou Fernanda Melchionna.
“O lançamento da Frente é o início de uma caminhada que une trabalhadores e parlamentares comprometidos em defender direitos, abrir caminhos e garantir que a nossa voz seja ouvida em todos os espaços, especialmente, nos de decisão”, afirmou Juliano Fripp no seu discurso. No âmbito municipal, Roberto Robaina, também do PSOL, preside Frente Parlamentar semelhante na Câmara de Vereadores.
Mais do que uma solenidade, o ato foi um momento de afirmação de que os camelôs, ambulantes e feirantes não aceitam mais a invisibilidade e exigem reconhecimento como parte fundamental da economia popular.
