Após receber relatos de moradores da Serra Gaúcha preocupados com a precariedade estrutural e a insegurança viária da RS-431, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) sobre o tema. Segundo as informações que chegaram à deputada, a situação é mais grave no trecho compreendido entre os municípios de Bento Gonçalves, Cotiporã e São Valentim do Sul.
“Recebemos denúncias graves sobre este trecho viário de alto tráfego que está em péssimas condições. Sem sinalização adequada, sem acostamento e com curvas perigosas, a estrada representa um risco real à vida, especialmente à noite ou com cerração, o que é muito comum na Serra. É urgente que o governo tome providências para garantir a segurança dos motoristas!”, aponta Luciana Genro.
O traçado da estrada ainda inclui descidas íngremes, curvas perigosas e desníveis acentuados, com um lado da pista próximo a encostas e o outro a um precipício, o que torna a travessia ainda mais arriscada. Além disso, recebe trânsito de veículos pesados, como caminhões e ônibus.
A parlamentar, então, solicita ao DAER que responda se há um plano emergencial de intervenção, com cronograma detalhado, das medidas a serem adotadas para garantir a segurança viária; se existe projeto de requalificação estrutural para a RS-431, além de perguntar qual a situação dos contratos de manutenção vigentes para a rodovia, qual a atuação da unidade regional do DAER responsável pela área e, por fim, a previsão de instalação de dispositivos de segurança na estrada.