Luciana Genro recebeu em seu gabinete Natália Lara e Céia Santos.
Luciana Genro recebeu em seu gabinete Natália Lara e Céia Santos.

| Cultura

Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento de projetos comunitários e culturais, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve reunida com Claudisséia Santos, mais conhecida como B-Girl Céia Santos, idealizadora da Casa das Mulheres do Hip Hop, localizada na Restinga. O espaço tem como foco o desenvolvimento de políticas públicas e a promoção de oficinas para mulheres, jovens e a população LGBTQIAPN+. As organizadoras buscam apoio e recursos para ampliar e qualificar suas ações nas áreas de cultura, esporte e acolhimento.

O local onde fica a casa, no Distrito Industrial, é um pavilhão cedido pela Prefeitura, cujo IPTU é pago pelas próprias idealizadoras do projeto, uma das dificuldades encontradas, devido ao caráter social das atividades. Durante as enchentes que atingiram o estado em 2024, a casa também funcionou como abrigo para animais.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para trazer mais qualidade de vida, cultura e esporte para as populações de bairros periféricos. Busco em meu mandato apoiar ações que proporcionam ampliar as vozes da periferia e levar a cultura periférica tanto para os moradores locais quanto para toda a população da cidade”, afirmou Luciana Genro durante a reunião. A deputada se prontificou a conectar a Casa das Mulheres do Hip Hop com outros projetos que seu mandato já apoia na Restinga, como a ONG Tulipa, para articular ações conjuntas.

Céia explicou que o trabalho conseguiu evoluir após ganharem um edital do governo federal, mas mais apoio é necessário. “Fizemos obras, mas ainda faltam muitos reparos. O espaço é muito grande, então tem muito potencial, mas isso também traz dificuldades”, apontou. Céia representa a Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop, que conta com cerca de 1.300 mulheres, e objetiva qualificar o trabalho para conseguir transformar o espaço em um Centro Cultural para a comunidade, inclusive com projetos voltados para mulheres vítimas de violência.