Luciana Genro visita o Hospital de Charqueadas, constata precariedades e propõe audiência pública na cidade para debater possíveis melhorias
Luciana Genro visita o Hospital de Charqueadas, constata precariedades e propõe audiência pública na cidade para debater possíveis melhorias

| Charqueadas | Saúde

Cumprindo agendas em Charqueadas, a deputada Luciana Genro (PSOL) esteve no Hospital da cidade – Associação Hospitalar Vila Nova, ao lado de representantes do PSOL no município, onde ouviu atentamente as demandas da direção. A instituição, além de atender os moradores da cidade, também é responsável pelo cuidado da população carcerária de Charqueadas, que conta com cerca de 9 mil detentos. Diante dos desafios impostos por essa tarefa, que envolve uma série de obrigações e compromissos, a direção do hospital apresentou uma série de solicitações para melhorias nos serviços e no apoio destinado à instituição, que sofre com falta de recursos e incentivo necessários para o pleno funcionamento. 

Segundo os gestores, os valores destinados pelo governo para o atendimento à população carcerária são irrisórios, o que compromete a qualidade dos serviços prestados. Um exemplo disso é que, atualmente, são destinados apenas dois reais por preso anualmente para a compra de medicações para total atendimento desses. O valor é claramente insuficiente para atender às necessidades básicas de saúde dos detentos. A falta de investimentos fez com que, no ano passado, o hospital tivesse um déficit de R$ 900 mil, segundo a direção. 

“É inaceitável que uma instituição como o Hospital Vila Nova, que tem um papel fundamental no cuidado de nossa população, esteja enfrentando tamanha ociosidade, apesar da sua alta capacidade de atendimento. O governo precisa, além de rever os valores investidos na instituição, enxergar esse hospital como uma peça importante para desafogar o sistema de exames e procedimentos, tão sobrecarregado do Governo do Estado. Aqui, os procedimentos podem ser feitos, mas é necessário o devido investimento”, defendeu a deputada.  

Além disso, a crescente insegurança gerada pelos conflitos entre facções dentro do sistema prisional tem impactado diretamente o trabalho dos médicos, que enfrentam grandes dificuldades em realizar seus atendimentos. Muitos profissionais relatam constantes ameaças, perseguições e uma sensação de vulnerabilidade no exercício de suas funções. Esse ambiente hostil já afastou diversos médicos e outros profissionais de saúde do hospital, agravando ainda mais a situação da instituição.

Como resposta ao cenário descrito pela equipe da instituição de saúde, a deputada Luciana Genro se comprometeu a propor à Comissão de Segurança e Serviços Públicos uma audiência pública na cidade de Charqueadas, com o objetivo de debater a crescente vulnerabilidade da cidade e da região, além do aumento da violência. A audiência visa reunir autoridades, especialistas e a população local para buscar soluções efetivas e promover um debate amplo sobre as medidas necessárias para enfrentar esses desafios.