| Cultura | Educação | Notícias | Região Metropolitana

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) reforçou seu compromisso com a manutenção da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (8). Diante do anúncio da Prefeitura de Novo Hamburgo de que cortará os repasses ao projeto, a parlamentar propôs uma ação emergencial para evitar a paralisação das atividades e garantir a sobrevivência dos músicos e alunos.

Luciana Genro, que já acompanha a situação, afirmou que deverá direcionar uma emenda parlamentar estadual ao projeto social mantido pelo Instituto Arlindo Ruggeri, que oferece aulas gratuitas de música a crianças e adolescentes em metade das escolas municipais da cidade.

“Se tivesse havido um aviso prévio, poderíamos ter buscado soluções a médio prazo. Mas agora, é urgente encontrar caminhos extraordinários. A Comissão precisa atuar junto aos governos estadual e federal para manter a orquestra em funcionamento e garantir que os músicos possam sobreviver até que se reverta essa decisão absurda da prefeitura”, declarou.

Durante a reunião, o diretor da OSNH, Gustavo Muller, relatou os impactos do corte de recursos, destacando a reação da comunidade e o risco de descontinuidade das atividades. “Logo após o anúncio, alguns pais nos procuraram indignados. Muitos jovens sonham em fazer parte da orquestra como profissionais. Esse projeto tem impacto real na vida das famílias”, afirmou.

A representante do Ministério da Cultura, Mariana Martinez, também participou do encontro e ressaltou que há recursos federais disponíveis para a área cultural na região. No entanto, quando a gestão municipal opta por não investir em projetos como a orquestra, trata-se de uma escolha política que impede o acesso a esses recursos.

Luciana Genro também articula com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) uma possível emenda federal que contemple a orquestra de forma mais ampla. O objetivo é somar esforços para preservar o projeto que já transformou a vida de centenas de jovens e que representa um importante patrimônio cultural da cidade.

A Comissão deve agora encaminhar um pedido formal aos governos estadual e federal, além de um pedido de reunião com o prefeito de Novo Hamburgo, buscando soluções imediatas que garantam a continuidade da Orquestra de Sopros.