A notificação feita pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL) ao Ministério Público Estadual, contra vereadores e o prefeito de Charqueadas, ensejou a instauração de um Procedimento Preparatório para investigar possíveis atos ilícitos cometidos durante uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, realizada em junho de 2023.
Na oportunidade, a tribuna foi utilizada para falas sobre trocas de cargos entre o prefeito Ricardo Vargas (Republicanos) e os vereadores Jozi Francisco de Marins (Republicanos), José Francisco Silva da Silva (Chiquinho, PSD) e Rafael Divino Silva Oliveira (Piteco, MDB). O prefeito foi reeleito para um segundo mandato nas eleições de 2024.
“É fundamental que as instituições atuem com rigor para garantir transparência e responsabilidade na gestão pública. Nossa representação busca esclarecer se houve irregularidades e assegurar que a população de Charqueadas tenha respostas”, declarou.
O Promotor de Justiça responsável determinou a adoção de medidas para instrução do expediente. Entre elas, a juntada dos vídeos da sessão extraordinária da Câmara Municipal. O procedimento está em fase inicial, aguardando novas determinações do membro ministerial.