Foto: Fernando Gomes / ALRS e Divulgação / Metroplan
Foto: Fernando Gomes / ALRS e Divulgação / Metroplan

| Notícias | Região Metropolitana | Transporte público

Consternada com as recentes denúncias recebidas em seu gabinete, a deputada Luciana Genro (PSOL) oficiou a Metroplan questionando sobre possíveis irregularidades no atendimento das linhas que operam entre as cidades de São Jerônimo, Charqueadas e Porto Alegre. Os usuários relatam constantes atrasos, além de afirmarem que a condição dos veículos também é precária para a realização do trajeto intermunicipal, sendo a frota antiga e aparentemente sem a devida manutenção.

Segundo exposto pelos usuários do serviço, o horário oficial divulgado para saída de São Jerônimo seria às 10h20min, com chegada prevista em Charqueadas às 10h45min, partindo desta cidade às 10h50min. Entretanto, na prática, o ônibus estaria partindo de São Jerônimo, o primeiro destino programado, apenas às 10h50min, chegando em Charqueadas entre 11h10min e 11h15min, ocasionando atrasos significativos para os passageiros.

“Os constantes atrasos dos ônibus intermunicipais prejudicam diretamente os trabalhadores que dependem desse transporte para chegar aos seus empregos e também os pacientes que precisam se deslocar para o atendimento médico de referência da capital, por exemplo. Cada atraso representa uma perda de tempo e, tratando-se de trabalhadores, um prejuízo de renda para quem luta para sustentar a família. É preciso solucionar esse impasse com urgência e garantir que o transporte público funcione de maneira eficiente”, afirma Luciana Genro.

Recentemente, a implementação de catracas de embarque e desembarque – semelhante ao sistema utilizado no transporte urbano de Porto Alegre-, causa ainda mais atraso no cronograma que já não é respeitado, como relatado. Segundo os usuários do serviço, esse sistema aumenta, em média, até 12 minutos e o tempo de chegada ao destino final em Porto Alegre. Também são frequentes as reclamações sobre a precariedade dos veículos utilizados, que frequentemente apresentam problemas mecânicos, necessitando do desembarque dos passageiros em alguns momentos, gerando insegurança e desconforto.

Neste contexto, Luciana Genro enviou o documento a Metroplan para que essa use do seu poder-dever fiscalizatório e explique, após devida investigação, quais são as justificativas formais para os atrasos ocorridos no período mencionado e quais são os horários oficiais de partida e chegada da linha que realiza o trajeto mencionado. Também foram solicitados pela deputada os relatórios que comprovam quais são as condições dos veículos utilizados na linha, especificando a idade média da frota, manutenções realizadas e previsão de renovação e o número de veículos que operam a linha.