Após nove meses sem respostas da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) sobre a falta de equipamentos essenciais para os servidores da Polícia Civil, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) voltou a cobrar o governo sobre o assunto. Segundo a Ugeirm, sindicato que representa as categorias, o problema não foi resolvido e, além disso, agora os policiais não receberam os uniformes necessários.
“É chocante que policiais, que desempenham um papel tão importante na sociedade gaúcha, precisem pagar do próprio bolso para estarem devidamente equipados e uniformizados! Queremos saber se é verídica a informação de que apenas os policiais civis não foram contemplados com esses materiais e por quais motivos,” destaca a parlamentar. Entre os itens não recebidos, incluem-se lanterna, kit de primeiros socorros, torniquete, coturno, coldre, capa de colete, porta-carregador, entre outros.
O documento ainda cobra se houve falha administrativa no processo de distribuição destes materiais e quais medidas estão sendo adotadas para corrigir a situação. Luciana Genro também solicitou um cronograma para o fornecimento imediato dos itens essenciais e questionou a possibilidade de indenização aos servidores que tiveram que arcar com a compra dos próprios equipamentos.
Segundo relatos recebidos pelo mandato, outros órgãos vinculados à SSP já foram contemplados com os equipamentos, enquanto os policiais civis seguem sem os materiais necessários para o exercício de suas funções. O pedido inicial foi feito pela deputada em 16 de maio de 2024, mas até o momento a Secretaria não deu retorno. A ausência de resposta oficial do governo reforça a preocupação com a situação dos trabalhadores da Polícia Civil.