“O amor não tira férias”: Deputada Luciana Genro propõe “Dezembro Verde” para conscientizar sobre abandono de animais
“O amor não tira férias”: Deputada Luciana Genro propõe “Dezembro Verde” para conscientizar sobre abandono de animais

| Animais | Direitos Animais | Notícias | Projetos

É de amplo conhecimento que o abandono de animais no verão é ainda maior quando comparado a outros períodos do ano. Algumas das razões associadas ao aumento dessas taxas seriam o fato de que muitas famílias viajam e, infelizmente, por essa razão, acabam abandonando seus animais. Ainda há casos em que animais são acolhidos pelo curto período em que as pessoas estão nas praias ou em outras cidades e posteriormente são deixados, o que acaba sendo também traumático e perigoso para esses animais.

Por essa razão, a deputada Luciana Genro (PSOL) elaborou um projeto de lei para associar os últimos 30 dias do ano à campanha “Dezembro Verde: O amor não tira férias”. O objetivo da proposta é incentivar a adoção responsável e consciente de animais domésticos pelos gaúchos. Para isso, o poder público deverá promover atividades e mobilizações contra o abandono de animais domésticos, por meio de exposições, campanhas publicitárias, audiências públicas, entre outros. “Nós não podemos permitir que os animais sejam abandonados, especialmente durante as férias, quando muitos simplesmente os deixam para trás. Com a campanha ‘Dezembro Verde’, quero sensibilizar os gaúchos para a importância da adoção responsável e do cuidado contínuo com os nossos pets, que merecem respeito e amor o ano todo. Afinal, o amor dos animais não tem prazo de validade. A adoção responsável é um compromisso que deve durar pela vida toda”, defende Luciana Genro.

Essa é apenas uma das inúmeras iniciativas da deputada relacionadas à pauta da proteção dos animais. Uma das mais importantes e já aprovada como lei no Estado é a que proíbe a utilização e queima de fogos de artifícios com estampido no território gaúcho. A lei tem o objetivo de proteger não só os animais, mas também idosos, pessoas com autismo e crianças.

Luciana Genro também é a autora do projeto de lei que determina que veterinários notifiquem às autoridades policiais os indícios de maus-tratos quando esses forem percebidos durante o atendimento. Os profissionais serão obrigados a notificar o abuso em até 24 horas após a assistência/consulta.

A deputada, durante todo o seu mandato, também destinou emendas para a castração de cães e gatos em diversas cidades gaúchas. Seu mais recente projeto visa viabilizar que o serviço seja disponibilizado através de uma unidade móvel que atenderá grande parte dos municípios gaúchos.

Em parceria com a ONG Cão de Guarda, o mandato de Luciana Genro elaborou um Manual de Proteção e Defesa Animal, um guia com informações sobre como denunciar os maus tratos e o abandono de animais no Rio Grande do Sul. O material também aborda o benefício da castração. Peça seu manual pelo Whatsapp: (51) 992650578.