Deputada Luciana Genro cobra retorno de serviços básicos à Ocupação Morada do Sol em São Leopoldo
Deputada Luciana Genro cobra retorno de serviços básicos à Ocupação Morada do Sol em São Leopoldo

| Notícias | ocupação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) vem acompanhando as demandas dos moradores da Ocupação Morada do Sol, localizada na cidade de São Leopoldo, que relataram que uma série de atendimentos e cuidados têm sido restringidos e/ou negligenciados à comunidade. Dentre as reivindicações das 280 famílias que integram a ocupação estão o retorno do atendimento do Ônibus da Saúde do SUS na região, o recolhimento do lixo periódico no local e o atendimento veterinário aos animais que vivem no local. Serviços que, por estarem diretamente ligados à saúde, são essenciais para manter a qualidade de vida das pessoas e a salubridade do espaço.

Segundo relatos, a suspensão dos serviços do Ônibus da Saúde do SUS estaria causando enorme prejuízo, pois, na maioria dos casos, ele seria a única forma de garantir qualquer atendimento na área da saúde básica aos moradores que, pelas mais diversas razões, não conseguem se deslocar até as unidades de saúde do município. Diante da essencialidade desse atendimento, a deputada questionou à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAD) quais seriam os motivos da interrupção do serviço e, principalmente, quais providências estão sendo tomadas para que o atendimento não só seja retomado, mas que sejam informadas as datas e horários das visitas do veículo ao local com antecedência para organização da população. A solicitação seria para uma visita mensal com a garantia da previsibilidade e organização para os moradores que necessitam desse suporte.

Outra pauta urgente de resolução é referente ao recolhimento de lixo. O serviço, que anteriormente era realizado três vezes por semana, sem aviso prévio ou explicação por parte das autoridades municipais, passou a ocorrer apenas uma vez por semana. A diminuição no recolhimento tem gerado acúmulo excessivo de resíduos nas ruas e casas, comprometendo diretamente a qualidade de vida dos moradores. “A coleta regular de lixo é um serviço essencial para garantir condições dignas de vida, prevenindo não somente a proliferação de vetores de doenças, mas também evitando prejuízos ambientais. A interrupção ou redução desse serviço compromete a saúde dos moradores e exige providências urgentes por parte da administração municipal”, destacou Luciana Genro.

Por último, a deputada ainda solicitou esclarecimentos à Secretaria Municipal de Proteção Animal (SEMPA) de São Leopoldo em razão da preocupação com a grande quantidade de cães e gatos vivendo na comunidade sem o devido controle sanitário ou veterinário. A ausência de atendimento adequado aos animais tem gerado riscos à saúde pública, tanto para os moradores quanto para os próprios animais, tornando-se desta forma urgente a implementação de medidas para garantir vacinação, controle populacional e atendimento veterinário.

A Ocupação Morada do Sol existe há 6 anos e está localizada em uma propriedade do Estado. O terreno inicialmente receberia um presídio, mas esse acabou sendo construído em Sapucaia do Sul. A área pertence à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), mas, desde o início da ocupação, há uma disputa legal pela regularização da presença da comunidade no local.