Foto: Raul Pereira, Agência ALRS, e Reprodução Google Street View.
Foto: Raul Pereira, Agência ALRS, e Reprodução Google Street View.

| Educação

Após tomar conhecimento de um possível encerramento das turmas do 1º ano da Escola Estadual Ramiro Barcelos, a deputada Luciana Genro (PSOL) oficiou a secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, questionando a decisão. No dia seguinte à cobrança, o governo voltou atrás da decisão e permitiu as matrículas dos estudantes, conforme informações do PSOL Charqueadas.

Anteriormente, havia sido argumentado que, devido ao número reduzido de matrículas para a turma em questão, esta poderia ser descontinuada. “É importante a Seduc ter voltado atrás, porque a alfabetização é uma importante fase da educação. Mesmo sendo poucos em número, essas crianças têm o direito de um acompanhamento digno na sua trajetória escolar”, pontuou Luciana.

Luciana Genro havia questionado quais foram os critérios e parâmetros utilizados pela Secretaria de Educação (Seduc) para a decisão de não homologação da turma, especialmente em relação ao número de matrículas, e se houve algum processo de consulta ou debate com a comunidade escolar acerca da possibilidade do fechamento da turma.

A deputada acompanha diversas questões relacionadas ao município de Charqueadas e, em 2024, destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar para a Escola Ramiro Barcelos, que foram utilizados para a aquisição de brinquedos para a pracinha infantil dos Anos Iniciais.