| Educação

Diante do calor extremo que atingiu o Rio Grande do Sul em fevereiro, a deputada Luciana Genro (PSOL) foi procurada por moradores de Cachoeirinha que relataram a falta de condições estruturais em escolas da rede municipal conveniada. A parlamentar oficiou a Secretaria de Educação da cidade acerca das questões referentes às instituições conveniadas.

“Com os climas extremos que temos enfrentado, as escolas precisam estar preparadas para lidar com o calorão, assim como com o frio e a chuva. As redes municipais, conveniadas e estaduais precisam que isso seja uma prioridade das gestões”, aponta Luciana Genro.

A comunidade demonstra preocupação com o calor excessivo nas salas de aula, o que tem prejudicado o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, além de dificultar o trabalho dos educadores. A demanda de Cachoeirinha chegou à deputada pelo presidente do PSOL no município, Lucas Cardoso. Segundo as famílias, não há previsão de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas.

Por isso, Luciana Genro questiona acerca da infraestrutura das unidades e se há previsão para instalação de ares-condicionados nas escolas, assim como indaga como o município pretende garantir que os convênios futuros atendam a exigências mais rigorosas no que diz respeito à qualidade e salubridade do ambiente escolar.