Com a chegada das altas temperaturas que costumam ser registradas em Porto Alegre no verão, a deputada Luciana Genro (PSOL) foi procurada por brigadianos que demonstraram preocupação com a obrigatoriedade do uso da gandola. Segundo os relatos, o efetivo de rua já está enfrentando condições extremamente desconfortáveis devido às altas temperaturas.
“É necessário reavaliar essa orientação, pois o uso da gandola na temporada de verão pode causar consequências para a saúde e bem-estar dos brigadianos. Sabemos que são os praças os que mais sofrem com o calor, porque precisam estar nas ruas constantemente. Vamos cobrar que eles tenham condições dignas de trabalho e possam usar camisetas, como usam os que fazem trabalho administrativo”, pontuou Luciana Genro.
Em dezembro de 2023, a deputada já havia solicitado que o Comando avaliasse a determinação sobre a liberação do uso para o efetivo que presta serviços nas ruas, já que a autorização é concedida apenas para o efetivo que presta serviço administrativo. No entanto, de acordo com informações recebidas por parte dos militares, tudo indica que permanecerá a mesma orientação do verão passado.
Por isso, Luciana Genro, como Coordenadora da Frente Parlamentar pelos Direitos dos Brigadianos de Nível Médio, oficiou o Comandante-Geral da BM, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, solicitando que reavalie e reconsidere a decisão.