Foto: Christiano Ercolani/ALRS
Foto: Christiano Ercolani/ALRS

| Brigada Militar | Segurança Pública

O estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado uma constante onda de calor, atualmente com a previsão de que os termômetros devem alcançar 40ºC na próxima semana. O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem recebido muitas denúncias dos militares a respeito da utilização da gandola, uma peça de roupa muito quente, o que afeta a saúde dos Brigadianos nessa época.

O Comando da BM enviou uma Mensagem Expressa sobre a liberação do efetivo administrativo da utilização da gandola no período compreendido entre 12 de dezembro de 2023 e 15 de março de 2024, porém, o efetivo que presta serviço nas ruas, onde o calor é mais intenso, precisaria permanecer utilizando as gandolas.

“De acordo com o Regulamento de Uniformes e Apresentação Pessoal da Brigada Militar, o Uniforme de Policiamento de Verão não exige a
utilização dessa peça, com certeza justamente pelo alto nível de desconforto térmico que seu uso acarreta, então não há motivo para o Comando cobrar a utilização dessa peça”, argumentou Luciana Genro.

A deputada enviou um ofício para o Comando da Brigada Militar questionando se há obrigatoriedade do uso de gandola por parte dos policiais em serviços externos e qual seria a justificativa legal para isso. O documento também busca garantir o direito dos Brigadianos em serviços externos de utilizar um uniforme mais leve e que não prejudique a sua saúde nessa onda de calor.

Luciana Genro tem sido uma aliada firme dos Brigadianos de nível médio, sendo a Coordenadora da Frente Parlamentar em defesa da categoria. O mandato está sempre presente acompanhando a situação dos praças e os apoiando na luta pelos seus direitos.