| Notícias

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, Luciana Genro (PSOL) está sempre envolvida no debate, desde a destinação de emendas, apoio às lutas dos servidores públicos, cobrança da eficácia dos órgãos competentes da área da saúde gaúcha, apoiando greves e paralisações em defesa do salário digno. A parlamentar também tem atuado na cobrança pela efetivação do pagamento do piso da enfermagem. 

Luciana Genro também esteve ao lado das trabalhadoras e trabalhadores do setor de higienização do Grupo Hospitalar Conceição durante a luta por 180 horas mensais, uma vitória que foi conquistada em janeiro de 2024. 

O mandato da deputada tem acompanhado a situação precária enfrentada pelos trabalhadores e usuários do IPE Saúde e vem cobrando da direção do IPE e do governo que sejam apresentadas soluções que não prejudiquem os pacientes.

A parlamentar tem lutado ao lado das pessoas estomizadas em busca de mais direitos e contra o preconceito. Ela apresentou o Projeto de Lei que tem como objetivo instituir o dia 10 de outubro como o Dia Estadual dos Estomizados no Calendário Oficial do Estado e realizou uma audiência pública, por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, para tratar das necessidades enfrentadas pelos pacientes estomizados no RS. 

Por proposição de Luciana Genro, moradoras da Vila São Miguel denunciaram à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos o fechamento da Unidade Básica de Saúde da comunidade. A Comissão oficiou a Prefeitura questionando a respeito do fechamento, que ocorreu sem aviso prévio e sem consulta aos moradores.

Nos últimos dois anos, Luciana Genro destinou R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a saúde, a metade do total disponível para os deputados. Foram pelo menos R$ 100 mil enviados para cada hospital e unidade de saúde em cidades de diversas regiões do estado.