A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) irá destinar, como parte do Orçamento de 2025, uma emenda parlamentar de R$100 mil para a saúde mental em Cachoeirinha. A parlamentar tem trabalhado por melhorias na cidade ao longo de todo seu mandato. As emendas foram aprovadas nesta terça-feira (12/11) em plenário da Assembleia Legislativa, juntamente da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece os valores a serem gastos pelo Estado no próximo ano.
Em 2024, Luciana Genro havia destinado verbas para a aquisição de material permanente para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 2 – Adulto de Cachoeirinha, além de estar sempre ao lado do povo em suas lutas, junto com o presidente do PSOL da cidade, Lucas Cardoso, que é assessor de seu mandato.
“A demanda da saúde mental em Cachoeirinha é muito grande, é uma cidade que sofre muito com a falta de infraestrutura e investimento nessa área, que é de extrema importância para atender a população”, relatou Luciana Genro.
Dessa vez a emenda será para o CAPS Álcool e Drogas, que será utilizada na compra de materiais para oficinas, material informativo, material de consumo, melhoria dos utensílios de cozinha, compra de camisetas de identificação para os servidores, confecção de banner para atividades externas, prestação de serviço de transporte para deslocamento até as unidades básicas para discussão de casos e visitas domiciliares, etc.
“A gente pensou em destinar para o CAPS Álcool e Drogas, que sabemos, pelos trabalhadores de lá, estar bem defasado na questão da infraestrutura. Então achamos que seria interessante ajudar eles a se estruturarem para atender melhor a população, já que há muitas pessoas com problemas de dependência química e alcoolismo na cidade e eles têm pouca visibilidade pelo poder público”, pontuou Lucas, que levou essa demanda à deputada.