Fernando Gomes | Agência ALRS
Fernando Gomes | Agência ALRS

| Educação

A deputada Luciana Genro (PSOL) destinou uma emenda parlamentar de R$50 mil à Lei Orçamentária Anual (LOA) para a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio Marques, em Xangri-lá. A verba deve ser utilizada para garantir a criação, manutenção e acompanhamento de grupos de pesquisa e estudos formados por alunas e alunos.

A escola incentiva de forma constante a iniciação científica e já foi premiada mais de uma vez em amostras, realizando o trabalho de levar os alunos para essas atividades. Desde 2022, são desenvolvidos, de modo paralelo às aulas, pelos professores Marcelo Ribeiro (História) e Carla Matsubara (Ciências), projetos de iniciação científica com alunas e alunos voluntários.

“A pesquisa no Brasil, em um geral, precisa ser incentivada, em especial nas escolas públicas, e incutir esse interesse desde tão cedo é um trabalho que deve continuar sendo feito e valorizado”, destacou Luciana Genro.

A demanda para a verba chegou através do professor Marcelo, que também orienta, desde 2024, grupos de alunos participantes da Olimpíada Nacional de História do Brasil.

“Mesmo com pouco tempo de aplicação, as iniciativas já renderam mais de uma dezena de premiações para a escola. Mas o mais importante é o fato de despertar o interesse dos estudantes pelo mundo da ciência e do conhecimento. Eles mesmos afirmam uma percepção mais ampla do que é pesquisa a partir da participação nos eventos. No entanto, um grande desafio no desenvolvimento dessas propostas são os custos referentes a transporte, hospedagem e alimentação das alunas e alunos”, apontou o professor.

A emenda será utilizada para garantir a formação de grupos de pesquisa maiores, com envolvimento de mais estudantes e permitindo a participação em eventos em outros estados e países.