Fernando Gomes | Agência ALRS
Fernando Gomes | Agência ALRS

| Saúde

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha sobre o possível fechamento do Posto de Saúde Getúlio Vargas. Os moradores da região têm manifestado angústia e preocupação com a questão, que não foi debatida com lideranças comunitárias, nem com a direção da unidade.

De acordo com eles, a Unidade Básica de Saúde mais próxima ficaria localizada em outro bairro, demandando deslocamentos que, a depender do caso, os paciente sequer conseguem fazer, tanto pela saúde quanto pelos gastos com transporte.

“Se essa decisão for adiante, será muito prejudicial à toda comunidade atendida pela UBS, que é uma referência para as centenas de moradores da região”, pontuou Luciana Genro.

A Secretaria de Saúde afirma que o objetivo seria expandir o atendimento, com a possível construção ou aquisição de um novo imóvel para a UBS, transferindo-a para um local. Entretanto, há uma falta de comunicação e transparência com a comunidade. A demanda chegou através do assessor do mandato e presidente do PSOL em Cachoeirinha, Lucas Cardoso.

A parlamentar oficiou o órgão da saúde para confirmar se haverá o fechamento e, se sim, quais os motivos e como será feito o remanejo dos moradores atendidos. O documento também busca entender se houve de fato um debate com a comunidade e se acontecerá a aquisição ou construção de um imóvel para a reabertura.