Foto: Fernando Gomes
Foto: Fernando Gomes

| Saúde

Recentemente, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurada por trabalhadores do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, que relataram irregularidades no pagamento de salários, vale-transporte e FGTS. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, a deputada oficiou a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para entender a situação.

De acordo com os funcionários, há meses eles não recebem os salários de forma adequada. Além disso, há relatos de férias não pagas, vale-transporte incompleto e de que o FGTS estaria sendo descontado em folha, mas não estaria sendo depositado pela instituição. A demanda chegou à deputada através do PSOL Canoas.

“É inaceitável que as pessoas trabalhem sem receber seus direitos. Essa situação precisa ser investigada urgentemente e, caso se confirme, resolvida o mais rápido possível”, destacou Luciana Genro.

A parlamentar enviou um ofício à secretária da Saúde, questionando se essas informações são verdadeiras e, em caso positivo, desde quando isso vem ocorrendo, qual a justificativa da instituição e quais medidas estão sendo tomadas para resolver a situação.

O documento também busca saber qual o prazo para a regularização de todos os pagamentos pendentes referentes a salários, vale-transporte, férias e/ou FGTS aos trabalhadores do Hospital Nossa Senhora das Graças.