Verbas foram recebidas pelo hospital neste mês de maio. Foto: Divulgação
Verbas foram recebidas pelo hospital neste mês de maio. Foto: Divulgação

| Saúde

A emenda parlamentar no valor de R$150 mil enviada pela deputada Luciana Genro (PSOL) foi recebida em maio pela Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento. Os recursos serão destinados para a reforma do Pronto Socorro, com extensão da sala de espera, criando uma área reservada para pacientes idosos e com deficiência, garantindo seus direitos prioritários, assim como uma Sala Lilás, ambiente para as mulheres vitimas de violência.

“Queremos garantir que esses pacientes tenham acesso a cuidados especiais e atenção individualizada. A Sala Lilás é um espaço fundamental para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Com os recursos da nossa emenda, esperamos que a Santa Casa se torne uma referência neste tipo de atendimento a todas as mulheres da região”, disse Luciana Genro.

A área também incluirá recursos de acessibilidade como assentos e banheiros adaptados, a fim de garantir que esses pacientes possam esperar a ser atendidos com conforto e segurança, ambiente climatizado e monitores com reprodução de dicas de saúde e informes. Essa reestruturação ainda possibilitará a realização de cursos de capacitação especializados em atendimento humanizado e eficaz dos servidores do hospital.

As verbas foram articuladas junto a moradores da cidade, como os ex-funcionários da Santa Casa Rogério Benites e Jandira Vieira, que integram o PSOL em Santana do Livramento, e Fabiano Benites, presidente da executiva do PSOL.

Além disso, os repasses se inserem no marco de um apoio histórico do partido ao hospital, com emendas tendo sido aprovadas também pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), que destinou R$ 1,943 milhão nos últimos anos para a Santa Casa – parte da verba foi destinada ao pagamento de cerca de 200 trabalhadores demitidos do hospital.