Responsáveis pelo abrigo de animais localizado no bairro Mathias Velho, em Canoas, entraram em contato com a deputada Luciana Genro (PSOL) para solicitar auxílio na demanda por profissionais, especialmente médicos veterinários, para trabalhar no local, através de contratação da prefeitura. A deputada irá oficiar o município solicitando que realize as contratações.
O abrigo atualmente acolhe entre mil e 2 mil animais, sem tutores ou com tutores perdidos e está enfrentando problemas de falta de apoio, já que os voluntários estão retornando aos seus trabalhos diários.
“Muitos desses animais chegam doentes, machucadas e a grande maioria traumatizada, eles precisam de cuidados profissionais e diários. As prefeituras precisam se responsabilizar por estes serviços”, pontuou Luciana Genro.
A demanda deles é que a prefeitura contrate profissionais especializados, aos moldes do que já está sendo feito pela prefeitura de Porto Alegre. Na capital, houve a convocação de todos os 25 profissionais médicos veterinários do quadro de servidores concursados do Município alocados em diversos órgãos da prefeitura, além da contratação emergencial de até 60 médicos veterinários.
Recentemente, o Governo Federal publicou uma portaria que aprova o Rito Sumário da Proteção Animal, disponibilizando dinheiro para os municípios afetados no RS, que deve ser solicitado pela prefeitura e é liberado independente do plano de trabalho, que só precisa ser entregue em 30 dias.
O recurso é ultra emergencial, para que a prefeitura tenha tempo de elaborar um plano completo e solicitar mais recursos, se necessário .A portaria libera recursos federais para ações de socorro e assistência às vítimas atingidas pelos desastres no Rio Grande do Sul.