O escritor ganhou o Prêmio Jabuti em 2021 por “O Avesso da Pele”, na categoria Romance Literário, e em 2020 foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.
O escritor ganhou o Prêmio Jabuti em 2021 por “O Avesso da Pele”, na categoria Romance Literário, e em 2020 foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

| Assembleia Legislativa

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) propôs à Assembleia Legislativa a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho, para o escritor Jeferson Tenório, autor do livro “O Avesso da Pele”. Em suas obras, Tenório aborda temas importantíssimos, como o racismo e suas consequências, principalmente para a juventude negra.

A concessão da homenagem foi deferida pela Mesa Diretora do Parlamento de forma unânime nesta terça-feira (9). O escritor ganhou o Prêmio Jabuti em 2021 por “O Avesso da Pele”, na categoria Romance Literário, e em 2020 foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

“A trajetória, sensibilidade e talento do Jeferson contribuem de forma inestimável para a cultura brasileira e, em especial, para a população negra”, pontuou Luciana Genro.

Seu livro “O Avesso da Pele”, que trata sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, abordando temas fundamentais para a sociedade contemporânea, sofreu diversas tentativas de censura, com pedidos de que fosse recolhido das bibliotecas de escolas de alguns estados do Brasil, inclusive do Rio Grande do Sul.

Recentemente, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde Tenório foi o primeiro cotista a se graduar, anunciou a inclusão do livro nas leituras obrigatórias para o vestibular da universidade.

A entrega da Medalha está prevista para ocorrer no dia 20 de maio, em horário a ser definido.