| Animais | Direitos Animais | Notícias

O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurado pela protetora de animais de Cachoeirinha, Rita Benites, que demonstrou grande preocupação acerca das políticas públicas de bem-estar animal no município.

“Além de um surto de esporotricose nos animais da cidade, com escassez do medicamento ideal para o tratamento, as denúncias apontam a suspensão de castrações gratuitas de animais resgatados por protetores credenciados. As denúncias também dão conta de que pessoas que não estão em situação de vulnerabilidade social estariam sendo privilegiadas, restringindo o atendimento para quem mais precisa. São denúncias graves e solicitamos esclarecimentos da prefeitura” explicou a deputada.

Rita ressalta que recentemente teria ocorrido o surto de esporotricose. Além de causar intenso sofrimento em razão das feridas, a doença é classificada como zoonose, colocando em risco, portanto, não só os animais, mas também a população como um todo, já que também pode afetar humanos. Segundo informado, o medicamento que se mostraria mais eficaz para o tratamento (itraconazol) deixou de ser fornecido pela administração há cerca de dois anos, dificultando o controle do surto.

“A clínica tem sido utilizada para viés político do atual gestor. Nós, as protetoras, infelizmente temos pouca voz para decidir o que é melhor dentro da utilização da clínica. Hoje a clínica opera nas castrações e algumas cirurgias de emergência, mas não são para todos os casos. O pior de tudo é que a clínica não oferece internação, além de tantos outros problemas, como descaso às denúncias,” desabafou.

O ofício direcionado ao prefeito municipal pede informações sobre os valores do orçamento direcionados à proteção e bem-estar animal em 2021, 2022 e 2023, indicando,especificamente, o valor referente ao Centro Municipal. Em relação aos medicamentos para esporotricose, quantos foram adquiridos e quantos foram utilizados entre 2021 e 2024.

Ainda cobra quais os critérios de atendimento na Clínica, se há limitação de renda ou atendimento específico para protetores credenciados e o total de atendimentos realizados para público geral e protetores. Os laudos relacionados à eutanásia de animais realizadas em 2024 também foram solicitados, como o cronograma de ações que estão sendo executadas para garantir a melhora da qualidade de vida dos animais no município, assim como seus responsáveis diretos.

Confira o ofício na íntegra: