Nesta terça-feira (09), o Emancipa Cachoeirinha realizou a sua aula inaugural de 2024, reunindo os alunos para uma apresentação do curso e organização do ano letivo. A ONG é presidida pela deputada estadual Luciana Genro e foi fundada no Rio Grande do Sul em 2011, pela parlamentar e por professores e professoras que já atuavam na Educação Popular.
O Emancipa é um movimento nacional de educação popular que tem como eixo principal a oferta de um cursinho preparatório para vestibulares e ENEM, oferecido para jovens e adultos de baixa renda. A ONG também conta com a Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, e com o Emancipa Comunidades, que realiza trabalhos sociais nas periferias.
“O Emancipa é muito mais que um cursinho, nós somos um movimento de educação popular! Lutamos em defesa da educação pública e convidamos nossos alunos e alunas a se somarem nesta luta, além de oferecer aulas de qualidade para disputar vagas nas universidades e enfrentar o ENEM”, destaca Luciana Genro.
“Nesta terça-feira iniciamos mais uma turma do Emancipa em Cachoeirinha. Em 2024, completamos 5 anos do projeto na cidade. O curso já ajudou muitas pessoas a entrarem na universidade, tanto na UFRGS quanto em universidades privadas, pelo Prouni. Esse é o único cursinho pré-vestibular presencial em Cachoeirinha e, para além de entrar na universidade, nós queremos proporcionar um debate de sociedade, sobre as desigualdades e a construção de oportunidades”, pontuou Lucas Cardoso, Coordenador do Emancipa.
O Emancipa realiza projetos de educação popular em Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Viamão e Porto Alegre.
Mandato de Luciana Genro presente na cidade
O mandato da deputada Luciana Genro tem lutado ativamente por melhorias na cidade de Cachoeirinha. Recentemente, em conjunto com outras deputadas, a parlamentar solicitou uma reunião com o governador para debater a questão das demissões nos hospitais de Cachoeirinha e de Alvorada.
Ainda em 2023, a deputada destinou R$100 mil ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2 – Adulto) do município. A instituição atende adultos com transtornos graves e severos, oferecendo serviços de terapia ocupacional, terapia individual e em grupo e assistência social, além de contar com psicólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e enfermeiras.
No mesmo ano, Luciana Genro oficiou ao Governo sobre a situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Natálio Schlain, que estava com a sua estrutura precária e em abandono desde 2021. Atualmente, as reformas já começaram.