O Emancipa é um movimento nacional de educação popular. Fundada em 2011 por Luciana Genro, no Rio Grande do Sul, junto com outros educadores.
O Emancipa é um movimento nacional de educação popular. Fundada em 2011 por Luciana Genro, no Rio Grande do Sul, junto com outros educadores.

| Educação | Educação Popular

O listão da UFRGS 2024 saiu essa semana e nós temos muito orgulho de anunciar que 37 estudantes da Rede Emancipa na Região Metropolitana foram aprovados! Em diversas áreas, desde medicina, odontologia, pedagogia, música, filosofia e muito mais.

O Emancipa é um movimento nacional de educação popular. Fundada em 2011 por Luciana Genro, no Rio Grande do Sul, junto com outros educadores. Embora atue em outras áreas, o eixo do Emancipa é a oferta de um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM para jovens e adultos de baixa renda. O cursinho de Porto Alegre já ajudou mais de 700 estudantes a ingressarem na universidade. Todas as atividades do Emancipa são gratuitas. Em 2018, o Emancipa conquistou sua sede, com sala de aula para 45 alunos e uma biblioteca com cerca de 2.000 livros.

No ano passado, foram 28 alunos aprovados na UFRGS. O Emancipa realiza projetos de educação popular em Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas e Viamão, além de POA.

Em Porto Alegre, as aulas do cursinho popular acontecem no Centro e no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte da Capital. Mais informações sobre como ajudar e como se matricular nas próximas edições podem ser obtidas com o coordenador financeiro do Emancipa, Rodrigo Nickel: (51) 99535-2802.

Confere os aprovados desse ano:

Emancipa Cursinho Centro Porto Alegre

Pedro Henrique Vieira Nunes – Educação Física
Rafael Marques Müller – Música
Rafaela Machado de Magalhães – Filosofia
Rafo Aires da Silva – Arquitetura e Urbanismo
Tainá dos Santos Silva – Dança
Vitoria Machado Pinto – Odontologia
Yasmim dos Santos Santana – Arquitetura e Urbanismo

Emancipa Cursinho Santa Rosa de Lima

Maria Helena Ribeiro Maia – Pedagogia
Raquel Moreira dos Santos – Pedagogia

Emancipa Cursinho Viamão

Fernando Schäfer Luiz – Ciências Biológicas

Emancipa Cursinho Cachoeirinha

Dayô Cardoso Dorneles – Ciências Biológicas

Emancipa Cursinho Canoas

Evelyn Sabino da Silveira – Ciências Contábeis
Giovane Nicoly Freitas da Silva – Agronomia
Lauren Rhanna Coelho Santos – Farmácia