Luciana Genro | Foto: Celso Bender/ Agência ALRS
Luciana Genro | Foto: Celso Bender/ Agência ALRS

| Terceirização

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurada por trabalhadores terceirizados da empresa Always que prestam serviços de condução de veículos para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e relatam desamparo diante do atraso no pagamento de seus salários. A parlamentar cobra do órgão uma resolução para o problema, que se repete com diversas empresas terceirizadas em todo o Rio Grande do Sul.

Ainda durante essa semana, os trabalhadores entraram em contato para informar que foram demitidos, sem receber nada e sem conseguir entrar em contato com a empresa.

De acordo com o informado, a empresa, até o momento, não realizou o pagamento do salário dos dois últimos meses e dos vales transporte e alimentação, que estariam atrasados desde 07 de fevereiro. Além de todos os prejuízos causados pelos atrasos, os trabalhadores sequer estariam sendo respondidos pelos representantes da Always, o que os deixa extremamente angustiados diante da falta de informações.

“A situação é, mais uma vez, demonstração do descaso com os trabalhadores que confiam na empresa e no Estado para sustentarem suas famílias e que receberam, como resposta, falta de transparência e insegurança quanto ao recebimento ou não de suas verbas. Já são muitos os casos de problemas com empresas terceirizadas, o que demonstra que este sistema de prestação de serviços realmente não se sustenta”, pontuou Luciana Genro.

A deputada enviou um ofício para o Diretor Presidente da Fepam questionando os valores dos repasses efetuados à Always e se há algum atraso corrente no pagamento dos terceirizados vinculados à empresa, assim como qual a justifica desse atraso e quais medidas estão sendo tomadas para resolver essa questão.

Essa não é a primeira vez que Luciana Genro é procurada por trabalhadores da empresa Always para denunciar irregularidades. Em julho de 2023, a deputada notificou a Secretaria de Educação quanto ao atraso no pagamento de merendeiras em São Leopoldo. Em Pelotas, também já houve problemas semelhantes com as contratadas pela Always. A deputada vem acompanhando ainda outros casos de empresas terceirizadas que também já atrasaram salários e deixaram de responder aos trabalhadores.

Luciana Genro é autora da lei 16.077/2023, que determina que, ao contratar uma empresa terceirizada, os órgãos públicos deverão empenhar todos os esforços de fiscalização cabíveis e disponíveis para garantir que as contratadas tenham condições de cumprir com as suas obrigações junto aos trabalhadores.