| Interior | Notícias

Após ser procurada por moradores do Bairro Manoel Portela, em Passo Fundo, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou da prefeitura da cidade agilidade nos reparos necessários em moradias que foram afetadas por deslizamentos, assim como a liberação dos trechos interditados no local. A situação que, em alguns pontos, se estende desde 2015, se agravou com as fortes chuvas do ano passado. A demanda foi trazida pela sua assessora na região, Ingra Costa e Silva.

“São famílias humildes, que não dispõem de recursos para se manterem por mais tempo longe de suas residências, além de todos os transtornos que acompanham tal mudança. Essas pessoas precisam não só de agilidade do poder público municipal, mas também de prazos para que esses reparos sejam feitos”, justificou a deputada.

Passados quase quatro meses do último deslizamento, os moradores informaram que não houve qualquer movimentação da prefeitura para realizar os reparos necessários, tampouco medidas de auxílio para arcar com aluguel de outros imóveis enquanto a situação não é definida. Na época, a Defesa Civil informou que providenciaria abrigo para aqueles que não tinham para onde ir, o que segundo os moradores não se concretizou.

Em ofício enviado ao Executivo municipal, Luciana Genro questiona se, até o momento, houve alguma medida oferecida pela prefeitura para auxiliar as famílias que precisaram deixar suas residências e, em caso positivo, se são provisórias ou permanentes. Ainda cobrou se há estudos sobre a viabilidade de liberação do local e quais os últimos encaminhamentos para que isso aconteça. A prefeitura tem 30 dias para responder aos questionamentos.

Leia o ofício na íntegra: