Foto: Paulo Garcia/ Agência ALRS
Foto: Paulo Garcia/ Agência ALRS

| Trabalho

Recentemente a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurada por servidores e aprovados no último certame para o Corpo de Bombeiros Militar, que relataram a insuficiência dos chamamentos divulgados na última semana pelo governo estadual.

Segundo o anunciado, cerca de 100 soldados eram previstos para serem chamados em fevereiro e 20 oficiais em agosto. A informação da insuficiência foi confirmada por um infográfico realizado pela Comissão de Aprovados, que apontou a existência de somente um bombeiro para atender 3.818 pessoas, fora a necessidade de chamar bombeiros de outros Estados para atender situações de desastres naturais e de existirem quartéis operando somente com três bombeiros por turno.

“Além de ser um número escasso para combater um incêndio, é insuficiente para ainda manter o pleno funcionamento para novas ocorrências, sendo que existem cerca de 250 candidatos aguardando apenas serem chamados para atuar na instituição”, ressaltou Luciana Genro.

A deputada oficiou o governo, questionando se há um cronograma para o chamamento dos aprovados e qual a previsão e planejamento da Administração para solucionar essa questão. O documento também cobra quais as justificativas legais e fáticas que impedem a nomeação do restante dos candidatos aprovados, considerando o déficit existente na instituição.