Foto: Lucas Kloss/ ALRS
Foto: Lucas Kloss/ ALRS

| Segurança Pública

Após ser procurada por aprovados que aguardam nomeação para a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), a deputada Luciana Genro (PSOL) está cobrando do governo acerca da criação de novas vagas. A parlamentar vem acompanhando as demandas e desafios enfrentados pelos servidores do órgão, que relatam cargas de trabalho excessivas.

Está em andamento interno um processo que criaria novas vagas para a Susepe, mas que está parado desde novembro de 2023. Ao mesmo tempo, o governo anunciou chamamentos da área da segurança pública, mas segundo a categoria, os números anunciados não suprem a demanda.

“É preciso que se criem mais vagas, pois o número atual de servidores não está dando conta das demandas dos presídios. Infelizmente, vimos um caso de suicídio recente de servidor da Susepe, além de registros de ameaças, servidores feridos em motins, entre outros problemas”, explica Luciana Genro.

Um grupo de representantes dos policiais penais esteve na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos relatando situações de insegurança no trabalho, como o caso do agente penitenciário administrativo Eduardo Araújo Fernandes, que recentemente foi vítima de ameaça e tentativa de extorsão por parte de uma facção.

Diante da situação, a deputada oficiou o governo questionando quais as próximas etapas para a conclusão do processo, que precisa ser enviado para a Assembleia Legislativa em forma de projeto de lei para que as novas vagas sejam criadas.