Estudantes e famílias já possuem relação com a escola.  Foto: Prefeitura de Gravataí
Estudantes e famílias já possuem relação com a escola. Foto: Prefeitura de Gravataí

| Notícias

A deputada Luciana Genro (PSOL) foi procurada pela comunidade da Escola Municipal Antonio Ramos da Rocha, que está preocupada com o anúncio de fechamento das turmas do 6º e 7º ano. Segundo as informações recebidas, a instituição passaria a atender apenas da educação infantil ao 5º ano, o que preocupa pais e professores.

Diante da situação, a parlamentar oficiou a Secretaria Municipal de Educação. “Estamos vendo uma série de mudanças e fechamentos de turmas ocorrendo em vários municípios, sem nem ouvir as comunidades escolares, que já têm vínculos com a instituição. Precisamos saber quais foram os critérios adotados para o encerramento dessas turmas e, além disso, o que deve acontecer com os professores”, aponta Luciana Genro.

A demanda foi trazida pelo professor Lucas Kirschke da Rocha, Professor de Português da escola, que relatou que a proposta visa restringir o atendimento da escola apenas aos alunos dos anos iniciais, fechando as turmas a partir do 6º ano.

A Prefeitura teria informado que as crianças seriam remanejadas, no entanto, não há outras escolas da rede municipal que atendam o Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) próximas dessa instituição.

Há desconfiança de que a medida esteja ligada à municipalização que vem sendo implantada pelo governo estadual nas turmas de 1º a 5º ano. Assim, as cidades ficariam totalmente responsáveis por estas séries, precisando encerrar turmas dos demais anos para ter espaço físico e recursos para atender a estas crianças. O maior problema é que essas mudanças vêm ocorrendo sem o devido diálogo com as comunidades escolares.