Diante da situação, a parlamentar cobrou providências por parte da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação.
Diante da situação, a parlamentar cobrou providências por parte da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação.

| Educação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) recebeu relatos sobre diversos problemas organizacionais, de transporte escolar, e estruturais referentes à Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, que atende mais de trezentos estudantes, em Caxias do Sul. Diante da situação, a parlamentar cobrou providências por parte da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o que foi informado, a escola não conta com refeitório e cozinha adequados para atendimento dos alunos, que, além de não receberem alimentação adequada por não haver condições de preparo, precisam comer em pé ou nas próprias salas de aula. Já foi encaminhado um pedido à Seduc para solucionar essa questão, mas já são mais de dez anos de espera.

Além disso, o transporte escolar, de responsabilidade do município, tem apresentado problemas de organização que resultam em atrasos de quarenta minutos na chegada dos estudantes. Atualmente, as aulas na instituição iniciam às 7h e encerram 12h, mas os alunos que utilizam esse transporte chegam somente por volta de 7h40 e precisam deixar a escola às 11h, o que resulta em perda de uma hora diária de aula.

“É muito preocupante esse caso, os prejuízos que os estudantes estão aguentando são inúmeros, principalmente a falta de acesso à alimentação saudável e adequada e o impedimento de acesso integral à educação. Isto é ainda mais problemático já que a escola é de ensino médio e esses alunos estão se preparando para prestar o vestibular e o Enem”, pontuou Luciana Genro.

A deputada oficiou a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação solicitando providências urgentes para solucionar essa situação. O documento questiona se há processo em andamento para a realização das obras necessárias para a resolução dos problemas referentes ao refeitório e cozinha da escola, qual seria o cronograma e quais medidas estão sendo tomadas para garantir que os alunos não sigam chegando atrasados diariamente.