Os trabalhadores relatam que desde dezembro não recebem o valor do piso, mesmo o dinheiro já tendo sido repassado para a prefeitura.
Os trabalhadores relatam que desde dezembro não recebem o valor do piso, mesmo o dinheiro já tendo sido repassado para a prefeitura.

| Saúde

Os servidores municipais da saúde se reuniram nesta quarta-feira (28/02) em frente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre para cobrar o pagamento devido do piso da enfermagem. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que tem sido uma forte aliada nessa luta e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, esteve presente no ato.

Os trabalhadores relatam que desde dezembro não recebem o valor do piso, mesmo o dinheiro já tendo sido repassado para a prefeitura, afirmando que são cerca de R$ 10 milhões que estão parados e não foram repassados para os servidores.

“A saúde de Porto Alegre está completamente abandonada pela Prefeitura, com as terceirizações, com os postos de saúde e UBS todas desestruturadas e, principalmente, os trabalhadores sendo desrespeitados e não tendo o piso pago. É uma conquista da categoria, que o prefeito segue não cumprindo”, ressaltou Luciana Genro. A deputada se dispôs a organizar uma audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde para debater o assunto.

Durante a manifestação, os servidores foram recebidos por representantes da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, que garantiram que o pagamento de dezembro será feito até sexta-feira e que os pagamentos de janeiro devem ser zerados até sexta-feira da semana que vem.