Na próxima quarta-feira (06) a deputada Luciana Genro (PSOL) irá entregar o Troféu Cidadã para a professora aposentada Zélia Marilene Borges Gomes. A homenagem é entregue para mulheres que se distinguem na sociedade gaúcha, em alusão ao Dia da Mulher. Por isso, Luciana Genro optou por prestar a homenagem a uma professora que se destaca na luta pela educação e pelos direitos dos aposentados, com uma trajetória de décadas.
Zélia, natural de Rio Pardo, é uma mulher à frente do seu tempo. Ela se tornou professora primária aos dezoito anos, mudou-se para Porto Alegre para assumir o cargo de professora do estado. Trabalhou, também, como professora de artesanato na Associação dos Funcionários Municipais (AFM) e fundou uma escola de artesanato. Aos 46 anos, em 1985, quando voltou para o magistério, se deparou com as lutas da categoria e levantou bandeiras contra a ditadura, pela Diretas Já, por uma Constituinte, por uma educação laica e que preparasse o aluno para o exercício da cidadania.
“É muito importante reconhecer o trabalho que a Prof. Zélia realizou ao longo dos anos, ela representa muitos outros professores que se dedicaram e se dedicam a transformar vidas e lutar por uma socieda mais igualitária”, pontuou Luciana Genro.
A professora foi representante do CPERS na CNTE, no Conselho do IPE e eleita no Conselho Um por Mil. Zélia é uma das fundadoras do PSOL e, como aposentada, fez parte do grupo Sempre Ativas, do qual participou até a pandemia. Neste ano de 2024, em janeiro, recebeu a carreata do CPERS em sua casa em Quintão, onde foi homenageada pela direção do sindicato.
A entrega do troféu acontecerá no Plenário da Assembleia Legislativa.