Luciana Genro e seu assessor Lucas Cardoso se reuniram com os representantes da Federação Gaúcha dos Estomizados, Rogério Fernandes, Fabyana Hammes e Marlene Theresa Hammes da Silva.
Luciana Genro e seu assessor Lucas Cardoso se reuniram com os representantes da Federação Gaúcha dos Estomizados, Rogério Fernandes, Fabyana Hammes e Marlene Theresa Hammes da Silva.

| Audiência Pública | Notícias | Saúde

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) encaminhou à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos um pedido de audiência pública para tratar das necessidades enfrentadas pelos pacientes estomizados no Rio Grande do Sul e também sobre a preocupação quanto ao risco de possível municipalização, por parte do governo do estado, do fornecimento de bolsas coletoras, equipamentos adjuvantes e outros insumos. As pessoas estomizadas são aquelas que precisaram passar por procedimento cirúrgico para criar, em seus corpos, uma abertura alternativa de comunicação para saída de fezes ou urina ou para auxiliar na respiração e alimentação – abertura essa que é chamada de estoma.

“É preciso dar visibilidade à realidade enfrentada pelos estomizados e apoiar sua luta por acesso a tratamentos e medicações, que é uma luta por dignidade”, disse a deputada. Luciana Genro foi procurada pela Federação Gaúcha dos Estomizados (FEGEST) e se reuniu com seus representantes, Marlene Theresa Hammes da Silva, Fabyana Hammes e Rogério Fernandes. O encontro foi articulado pelo seu assessor Lucas Cardoso, de Cachoeirinha.

As pessoas estomizadas necessitam de medicamentos e insumos específicos, como bolsas coletoras, para poder viver de forma mais confortável. O Rio Grande do Sul conta com mais de 11.500 pacientes estomizados cadastrados no Gerenciamento de Usuários com Deficiência (GUD).

Rogério explica que existe uma preocupação de que, com a descentralização do fornecimento destes insumos, o atendimento possa ser comprometido. “No passado, a falta de regularidade nas compras e a baixa qualidade dos equipamentos tornavam a vida dessas pessoas muito difícil. É justamente o fantasma dessa falta de qualidade de vida o que traz a real importância de discutir esse assunto. É necessário manter o atendimento adequado às pessoas com estomas,” cobrou.

A audiência pública com o tema “Estomias: uma deficiência invisível e seus problemas” terá como convidadas a FEGEST, o Departamento Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (DAHA) e o Ministério Público Estadual. O requerimento de Luciana Genro deve ser analisado após a retomada dos trabalhos da Comissão. Após sua aprovação, uma data para a audiência pública será agendada junto à Comissão e aos convidados.