Foi publicado no Diário Oficial o direito de uso da Casa do Hip Hop Rubem Berta pelo Embolamento Cultural.
Foi publicado no Diário Oficial o direito de uso da Casa do Hip Hop Rubem Berta pelo Embolamento Cultural.

| Cultura

Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre o direito de posse e uso do espaço da Casa do Hip Hop Rubem Berta pelo coletivo Embolamento Cultural. Essa é uma luta de muitos anos que foi apoiada pela deputada Luciana Genro e demais parlamentares do PSOL, Fernanda Melchionna, Pedro Ruas e Roberto Robaina. Organizado por Tiry Banca Forte e Cleusi Coelho, o Embolamento Cultural existe há pelo menos 16 anos.

É uma conquista fundamental para a cultura de Porto Alegre. Espaços como esse, que propiciam lazer e cultura nas periferias da cidade, são essenciais para o fortalecimento dos bairros, dos artistas locais e, inclusive, da segurança, já que o projeto auxilia também pessoas que desejam sair do crime. O Embolamento Cultural organiza anualmente o festival Cobah é só Rap, evento cultural que ocorre sempre no bairro Rubem Berta, agora oficialmente sediado na Casa do Hip Hop.

“Que essa vitória sirva de exemplo para que muitos outros bairros se organizem, através de associações de moradores, dos conselhos, do orçamento participativo, para criar esses espaços para a população. É muito importante levar a cultura da periferia para o centro da cidade, mas também é muito importante esses espaços no próprio bairro. Contem com o PSOL para fortalecer essa batalha”, destaca Luciana Genro.

Luciana Genro com Tiry e Cleusi na Casa do Hip Hop Rubem Berta, na última edição do Cohab é só Rap.