Luciana Genro destacou a importância de avançar na luta pela tarifa zero para a população.
Luciana Genro destacou a importância de avançar na luta pela tarifa zero para a população.

| Transporte público

Metroviários e apoiadores se reuniram na Estação Mercado do metrô de Porto Alegre para o Ato Unificado contra a privatização da Trensurb, promovido pelo Sindimetrô-RS. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente na manifestação, que também lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb Pública. Na ocasião, inclusive, as catracas estavam liberadas gratuitamente para a população.

A reivindicação do Sindicato dos Metroviários e outras centrais sindicais é de que seja feita a retirada da Trensurb da lista de empresas que constam no Programa Nacional de Desestatização (PND) para serem privatizadas. Apesar das promessas do governo Lula de que a empresa estatal seria retirada do programa, até agora isso não aconteceu. O responsável pelo processo, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a garantir a retirada da Trensurb, mas os estudos de concessão continuam, causando preocupação nos trabalhadores e trabalhadoras.

Luciana Genro destacou a importância de avançar na luta pela tarifa zero para a população: “nós queremos avançar mais com a tarifa zero do transporte coletivo, não só no metrô, mas em todo o transporte público, porque o direito de ir e vir não pode estar condicionado ao poder aquisitivo. Assim como a saúde e a educação são públicas, o transporte também tem que ser público e gratuito”, ressaltou a deputada.

A vice-presidente do Sindimetrô, Ana Paula Almada, argumentou que a privatização da Trensurb demonstra um desrespeito com a população, pois “privatizar a Trensurb é vender o direito ao transporte público de qualidade, é não reconhecer os mais de mil funcionários de carreira que fazem parte dessa história e dedicam diariamente a sua vida à essa empresa”, apontou.

O vereador Roberto Robaina, líder da oposição e presidente do PSOL de Porto Alegre, reforçou que é necessário lutar contra a onda de privatizações que tem acontecido em Porto Alegre. “Não podemos aceitar que o Governo siga vendendo bens que são públicos, que pertencem à população”, pontuou.

O evento contou com a participação de diversas lideranças de partidos de esquerda, como Pedro Ruas, vereador de Porto Alegre, Neiva Lazzarotto, vice-presidente do PSOL, Laura Sito, presidente municipal do PT, Juçara Dutra, presidente estadual do PT e Maria do Rosário, deputada federal, pré-candidata pelo PT à prefeitura.