Lucas Cardoso, presidente do PSOL Cachoeirinha, acompanhou o início das obras.
Lucas Cardoso, presidente do PSOL Cachoeirinha, acompanhou o início das obras.

| Educação

Tiveram início nesta terça-feira (7) as tão aguardadas obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Natálio Schlain, em Cachoeirinha. Está prevista a demolição de parte do prédio atual, que será reconstruída, além de uma reforma no restante do prédio e a edificação de uma estrutura de dois andares para comportar 270 alunos. A nova estrutura terá nove salas de aula, salas para a área administrativa e pátio coberto.

No início desse ano, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) visitou a Escola a convite da diretora Cintia Ribeiro, junto com o presidente do PSOL de Cachoeirinha, Lucas Cardoso e a integrante do Conselho de Educação do município, Jamily Marques. Na ocasião, foi possível testemunhar a situação de abandono da escola, que se encontrava assim desde 2021. Além de problemas na fiação elétrica, havia portas estragadas, salas sem telhado, caliças de obras, banheiros quebrados, entre outros.

Obras tiveram início nesta terça-feira, 7 de novembro.

Na época, Luciana Genro levou o assunto para a Assembleia Legislativa e denunciou a situação da Natálio. A parlamentar também enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Educação questionando se haveria obras no local, qual era a previsão de conclusão e onde a comunidade escolar seria atendida nesse período.

“É uma importante vitória para Cachoeirinha, a comunidade está ansiosa aguardando a reforma da Natálio há quase três anos. E só depois que acionamos o mandato da deputada Luciana Genro e cobramos da Prefeitura, que as obras foram anunciadas”, destacou o presidente do PSOL de Cachoeirinha. Lucas esteve na escola acompanhando o início das obras nesta terça-feira.

Os alunos foram realocados para salas alugadas e seguirão estudando nesses locais até que a reforma seja concluída. “É uma vitória este início da reforma. A comunidade escolar está aguardando há muito tempo e nós vamos seguir acompanhando para ter certeza que a obra será concluída”, afirmou Luciana Genro.