O evento ocorreu na Casa de Cultura Diógenes Oliveira, que tem o nome de um personagem histórico da luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.
O evento ocorreu na Casa de Cultura Diógenes Oliveira, que tem o nome de um personagem histórico da luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.

| Cultura | Direitos Humanos

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou de uma roda de conversa sobre o conflito entre Israel e a Palestina. O evento ocorreu na Casa de Cultura Diógenes Oliveira, que tem o nome de um personagem histórico da luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira. Dentre os participantes estavam a deputada estadual Laura Sito (PT), a advogada portuguesa Marilinda Marques Fernandes e o advogado palestino Nader Bujah.

Luciana Genro falou sobre a necessidade de uma mobilização cada vez mais firme, que pressione o governo de Israel. “Nós precisamos pressionar Israel, em primeiro lugar por um cessar fogo, para dar chance de vida àquele povo que está hoje cercado por bombas”, ressaltou a deputada.

Marilinda Fernandes também reforçou a importância de ações como essas: “temos que ir pra rua e reproduzir a necessidade de solidariedade a esse povo massacrado continuamente”. Já o advogado Nader Bujah explicou as origens deste conflito que dura tantas décadas.

Na ocasião foi lançado um manifesto pela desocupação da Faixa de Gaza e o cessar fogo imediato deste conflito que em trinta dias já soma mais de 11 mil mortos. Também foi pedida a libertação de Ahed Tamimi, símbolo da resistência palestina, presa pela 2ª vez por Israel sob a acusação de incitar a violência através das redes sociais, apesar de estar bloqueada em todas.

Além disso, o músico Ciro Ferreira apresentou canções pensadas especialmente para falar do cenário da Faixa de Gaza após Israel invadir Gaza por tempo indeterminado. O encontro aconteceu na data em que os conflitos atuais completam um mês.