Luciana Genro na abertura da Frente Parlamentar.
Luciana Genro na abertura da Frente Parlamentar.

| Mobilidade Urbana | Transporte público

A mobilidade urbana na região de Porto Alegre tem sido discutida com muita frequência nos últimos anos, em especial na luta por mais linhas de trem, já que o serviço de ônibus além de precário e caro, não é tão eficaz e causa ainda mais poluição. Nesta segunda-feira (21/08), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou da abertura da Frente parlamentar pela implantação da linha nordeste da Trensurb.

A parlamentar reforçou a importância de um transporte público que atenda de forma adequada a população. “Essa é uma pauta que diz muito a respeito da situação da região metropolitana de Porto Alegre. Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí são municípios que vivenciam dificuldades gigantescas no que diz respeito à mobilidade urbana, os moradores desses municípios têm enormes dificuldades para conseguir empregos fora da sua cidade devido a precariedade do transporte,” pontuou.

O objetivo desta frente é debater a viabilidade da implementação de uma linha da Trensurb até o município de Alvorada. A cidade está inclusa na região metropolitana de Porto Alegre e tem uma população de 212 mil pessoas, porém não é atendida pela empresa. Algo que, ao longo dos anos, tem afetado de forma negativa a vida de muitos moradores. Eles encontram dificuldade para conseguir empregos, já que não há um transporte eficiente e de qualidade, dificuldades para estudar e para acessar serviços da saúde, além da impossibilidade de se movimentar pelas cidades ao redor com facilidade, coisas que são direitos básicos de qualquer cidadão.

Luciana Genro afirmou ainda que o sistema atual é ancorado em um transporte por ônibus, completamente falido, insustentável, caro e cada vez mais poluidor e que a ampliação da Trensurb trará consequências positivas para a cidade e para todo o Estado. Destacou que a frente é um resultado da luta do povo e “um sonho coletivo é um projeto, uma luta”.

A Frente Parlamentar foi criada pela deputada Stela Farias (PT), o projeto da nova linha da Trensurb trará benefícios que visam superar os investimentos públicos, como redução de acidentes de trânsito, redução da poluição e do consumo de abastecimento.