Centro voltado especificamente para atendimento odontológico foi inaugurado em janeiro. | Foto: Prefeitura de Alvorada
Centro voltado especificamente para atendimento odontológico foi inaugurado em janeiro. | Foto: Prefeitura de Alvorada

| Notícias

Procurada por moradores de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está cobrando da Secretaria de Saúde do município acerca do atendimento odontológico fornecido via SUS. A parlamentar recebeu reclamações sobre a estrutura e a falta de profissionais no Centro de Especialidades Odontológicas.

O centro foi reinaugurado em janeiro de 2023, mas, segundo moradores, não resolveu as demandas odontológicas do município. De acordo com os relatos, são apenas 20 fichas disponíveis por atendimento a cada semana, distribuídas a partir das 7h de sexta-feira. Com isso, pacientes muitas vezes passam a madrugada, precisando “acampar” no local para tentar conseguir uma consulta. O local também não teria estrutura adequada para abrigar os cidadãos de chuvas e outras condições climáticas.

Imagem recebida pela deputada mostra população aguardando na rua pela distribuição de fichas.

A deputada também recebeu denúncias de que haveria um número muito pequeno de profissionais atendendo no local. Assim, questiona o município a respeito de quantos dentistas estão vinculados ao Centro de Especialidades Odontológicas, qual a média mensal de atendimentos e se há previsão de aumento de recursos humanos.

Ainda, em relação à estrutura, questiona se há alguma medida em planejamento para assegurar espaço adequado às pessoas que precisam aguardar o início da distribuição das fichas.

Confira o ofício na íntegra: