Luciana Genro esteve nas conferências de Cachoeirinha e Porto Alegre.
Luciana Genro esteve nas conferências de Cachoeirinha e Porto Alegre.

| Matriz Africana | Notícias

Na sequência de encontros das religiões de matriz africana que vêm sendo realizados em todo o estado, Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, recebeu nesse sábado (06/05) sua 1° Conferência Municipal do Povo de Terreiro. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente no evento e lembrou a necessidade da preservação da liberdade religiosa.

“Quero agradecer a acolhida que o povo de axé tem dado a mim e ao meu mandato. É muito importante esse movimento que vocês estão fazendo, a organização do povo de terreiro é fundamental para que a gente tenha a oportunidade de dialogar cada vez mais com a população e desfazer mentiras, mitos e preconceitos a respeito das religiões de matriz africana. O meu mandato busca contribuir nessa luta. Eu sou uma defensora da liberdade religiosa e da luta contra o preconceito e a perseguição das quais os povos de religião têm sido vítimas ao longo do tempo”, salientou.

Cebola de Oxalá, Nicoly Gon e Lucas Cardoso marcaram presença junto com Luciana Genro na conferência de Cachoeirinha. Foto: Letícia Giacomelli


O mandato da deputada já esteve presente em mais de 20 encontros do Povo Terreiro, apoiando a luta das religiões de matriz africana pelo fim do preconceito e da intolerância religiosa. Cebola de Oxalá, liderança do PSOL em Canoas e um dos representantes da parlamentar no movimento do povo de terreiro, explica que as conferências municipais têm sido um espaço privilegiado para articular a união dos religiosos de matriz africana e encaminhar os anseios dessa comunidade. “Estamos atentos ouvindo o nosso povo, representando o mandato e juntando materiais e experiências visando à construção das políticas públicas tão necessárias para combater o racismo religioso”, disse.

Recepcionaram a deputada em Cachoeirinha o presidente do PSOL no município, Lucas do Matto, a Mãe Nycoli Gom, a Mãe Josy – para quem Luciana entregou o certificado de participação – e Roberto Antunes, organizador da conferência.

Luciana Genro também prestigiou no sábado a conferência de Porto Alegre, onde conversou com representantes como Pai Ribeiro e Pai Tiago, entre outros. As conferências municipais elegem delegados e elencam propostas de cada município para a II Conferência Estadual do Povo de Terreiro, a ser realizada nos dias 1 e 2 de julho 2023.

Deputada entregou certificado de participação para a Mãe Josy. Foto: Letícia Giacomelli


Desde 2021 o mandato de Luciana Genro distribui a Cartilha do Povo de Terreiro, material desenvolvido com o intuito de informar as pessoas sobre as religiões de matriz africana, a fim de desmistificar ideias preconceituosas sobre essas práticas. A publicação foi elaborada com o auxílio de pais, mães, filhos e filhas de santo.

A cartilha traz um glossário sobre os termos das diversas vertentes dessas religiões e apresenta vários orixás e divindades, além de artigos com debates políticos sobre as religiões e o combate ao racismo. O material vem sendo distribuído em todas as conferências municipais dos povos de terreiro.

Conferências Povo de Terreiro 06 de maio