Entulhos passarem a bloquear entrada para aldeia indígena.
Entulhos passarem a bloquear entrada para aldeia indígena.

| Meio Ambiente

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está questionando a prefeitura de Cachoeirinha a respeito do deslocamento de rejeitos do Arroio Passinhos, que cruza as proximidades do Mato do Júlio. Os materiais teriam sido retirados durante atividades de limpeza e drenagem do arroio, mas acabaram sendo colocados no meio da trilha utilizada pelos Mbya Guarani para acesso à aldeia onde vivem, impedindo, inclusive, o acesso da professora que atende a Escola informal Tekoa Karanda’Ty.

A situação também foi denunciada pelo coletivo em defesa do Mato do Júlio, maior área verde da cidade, que afirma que “restos de obra se encontram dentro do arroio ainda, repleto de lixo e pneu de carro”. Luciana Genro questiona se há previsão para a conclusão da limpeza e para a retirada do entulho do local, assim como se havia ciência que o local utilizado para colocar os rejeitos eram a passagem da comunidade.

“Entendemos a importância de se limpar o arroio, mas isso precisa ser feito de forma responsável, com planejamento e promovendo realmente uma limpeza. O que estamos vendo é que os entulhos foram colocados em outro local, de forma que prejudica a comunidade indígena”, coloca Luciana Genro.

A demanda foi trazida para a deputada pelo PSOL Cachoeirinha, que vem acompanhando as questões ambientais da região e se soma à luta pela preservação do Mato do Júlio.

Confira a íntegra do ofício: