| Moradia

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) relança a Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular Digna no dia 29 de abril, sábado, na Assembleia Legislativa. Luciana Genro coordenou a Frente na legislatura passada e acompanha diversas comunidades e ocupações no Rio Grande do Sul, somando-se à luta por acesso a direitos, infraestrutura e dignidade.

Ao longo dos últimos quatro anos, Luciana Genro esteve ao lado dos moradores lutando pela regularização de diversas comunidades, como a Marielle Franco (Sapucaia do Sul), Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre, Restinga), Morada do Sol (São Leopoldo), Vista Alegre (Passo Fundo), Valinhos II (Passo Fundo), Dois de Junho (Porto Alegre), Reviver (Sapucaia do Sul), Ocupação Justo (São Leopoldo), entre outras.

A deputada também participou do movimento por Despejo Zero, que pressionou pela prorrogação do prazo de proibição de reintegrações de posse devido à pandemia. Uma ação do PSOL nacional barrou os despejos durante o período de calamidade pública. Na Assembleia Legislativa, Luciana Genro é uma das signatárias do projeto de lei que busca implantar a política de Despejo Zero.

“A luta por moradia digna é uma das prioridades do meu mandato. Entendemos que é fundamental à dignidade humana que seja garantido moradia para todos e todas, com a estrutura necessária e acesso aos direitos básicos”, avalia a parlamentar.

O lançamento da Frente ocorre no sábado, dia 29 de abril, a partir das 15h no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar).