| Animais | Direitos Animais | Notícias

Nesta quinta-feira (06) cachorrinhos de todos os tamanhos, voluntários e apoiadores da ONG Patas Dadas realizaram uma Cãociata como forma de protesto ao despejo da organização Campus do Vale da UFRGS. O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apoia o movimento e ela esteve, juntamente com o Sol e a deputada federal Fernanda Melchionna, no ato que contou com uma caminhada da Redenção até a Reitoria da Universidade. A organização funcionava no, trabalhando com resgate de cachorros, atendimento veterinário e encaminhando para adoção desde 2009.

“Estamos juntos nessa luta para que a reitoria da UFRGS reúna com a ONG e reverta o despejo destes animaizinhos e reconheça o importante papel que a Patas Dadas exerce e que beneficia toda a comunidade”, declarou a deputada, que solicitou explicações da Reitoria e uma reunião para tratar do tema.

O despejo da universidade ocorreu em março deste ano, com o argumento de que haveria um processo referente a reclamações de barulho feitas por moradores do entorno do canil – um problema que pode ser facilmente resolvido se houver vontade da reitoria para tal.

O presidente do Patas Dadas, Bruno Giozza, explicou que a ONG realiza de forma gratuita um serviço social e de saúde pública que a própria Universidade é incapaz de fazer. “Porque a UFRGS não tem a decência de utilizar os recursos que tem para nos acolher, e não desrespeitar o nosso trabalho, mas sim se colocar enquanto uma Universidade que cuida dos animais, valorizando esse projeto? Estamos há mais de 13 anos atuando e a própria instituição está dificultando essa atuação. É muito importante que sejamos vistos como solução para um problema e não como um problema,” desabafou.

Com o despejo da universidade, os animais atendidos pelo Patas Dadas estão em diversos lares temporários e em locais alugados pela ONG. O despejo ocorreu em março de 2023 com o argumento de que haveria um processo referente a reclamações de barulho feitas por moradores do entorno do canil. A universidade, ao invés de buscar uma mediação para o problema, optou por despejar os animais do local.

A ONG possui uma longa história de cuidado com os animais abandonados no Campus do Vale da UFRGS, assim como o Vale possui um histórico problema de animais em situação de abandono.

A ONG Patas Dadas também está divulgando um abaixo-assinado para a população demonstrar seu apoio, que já conta com 83 mil assinaturas, que pode ser acessado clicando aqui.

Confira as fotos do ato:

Cãociata Patas Dadas