Em parceria com o Sindisaúde-RS, a deputada Luciana Genro (PSOL) irá realizar, a partir da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, audiência para debater o Programa Assistir e seus reflexos nos trabalhadores da saúde que atuam em hospitais. A audiência é parte de um dia de luta organizado pelo Sindisaúde-RS sobre o tema, que se inicia com um ato na Esquina Democrática às 11h.
Lançado em 2021, o programa buscava resolver problemas financeiros na área da saúde gaúcha, mas acabou gerando crises em diversos hospitais, que tiveram recursos cortados. “Próximo a completar dois anos, o que se percebe é uma reflexo assustador na área da saúde da capital e região metropolitana. Com a disparidade proporcionada pelo Assistir, há o impacto nos trabalhadores, que assistem ao fechamento de leitos do SUS e o fantasma do desemprego, com e a preocupação com verbas rescisórias, seguro desemprego, direitos sendo excluídos de forma abusiva”, aponta Julio Jesien, presidente do Sindisaúde-RS.
Dentre os municípios mais afetados estão Viamão e Canoas. O primeiro deles deixou de receber aproximadamente R$ 400 mil mensalmente, enquanto em Canoas, em julho de 2022, o reflexo das perdas chegava a pouco mais de R$ 85 milhões de reais ao ano, somente no Hospital Universitário (HU) e no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC).
A deputada Luciana Genro vem acompanhando a questão e apoiando a atuação do Sindisaúde neste sentido. A deputada esteve recentemente no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), de Camaquã, que vive uma crise financeira que causou demissão em massa de trabalhadores, que seguem sem o pagamento de seus direitos trabalhistas. “Quem acaba pagando a conta são os trabalhadores, além dos usuários. Sabemos que para termos uma saúde de qualidade, é fundamental que os funcionários sejam devidamente valorizados”, destaca Luciana Genro.
A audiência ocorre no dia 5 de maio, sexta-feira, a partir das 14h, no Espaço de Convergência Adão Pretto, térreo da Assembleia Legislativa. Também haverá transmissão online pelo Youtube e Facebook da deputada Luciana Genro.