Centro de Controle de Zoonoses de Santiago estaria com animais em péssimas condições, segundo denúncias. Foto: Reprodução/ google Street View
Centro de Controle de Zoonoses de Santiago estaria com animais em péssimas condições, segundo denúncias. Foto: Reprodução/ google Street View

| Animais | Notícias

Após receber relatos e imagens da situação desesperadora pela qual passa o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município de Santiago, a deputada Luciana Genro (PSOL) está cobrando a prefeitura sobre o caso. Segundo o informado, os animais vivem em situação extremamente precária e sem receber o tratamento e atendimentos veterinários necessários para a sua saúde. Ainda, há denúncias de que os corpos de animais mortos estariam sendo descartados no lixo, sem nenhum tipo de cuidado sanitário. A deputada também está enviando uma notícia de fato para o Ministério Público sobre o caso.

“É triste e revoltante que animais que estão sob a tutela da prefeitura estejam passando por uma situação tão precária. Ainda, esse descarte dos corpos dos animais sem nenhum cuidado coloca em risco a saúde da população em geral e dos trabalhadores que recolhem os resíduos, especialmente se os animais tiverem alguma doença prévia”, aponta Luciana Genro.

Segundo informações, o local chegou a contar com 600 animais e apenas três funcionários contratados pela prefeitura para atendê-los, sendo somente uma médica veterinária. O atendimento, portanto, era realizado majoritariamente por voluntários. Mas desde 2021 os voluntários teriam sido proibidos de acessar o local para atender aos animais. Não bastasse isso, passaram a receber diversas denúncias gravíssimas acerca do tratamento que os animais abrigados estariam recebendo. De acordo com as denúncias, alguns animais chegaram a ficar de um dia para o outro na carrocinha ao relento, sem água e comida.

Luciana Genro está enviando notícia de fato ao Ministério Público sobre o caso. Foto: Paulo Garcia/ Agência ALRS

“Ficamos sabendo de cães e gatos descartados de forma inadequada (e em quantidade assustadora), animais em gaiolas ao relento, sem água ou comida. Além de tudo isto, em abril de 2022 a Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA) recebeu uma denúncia de que os responsáveis pelo CCZ jogavam os animais mortos do canil em contêineres da cidade. Em dezembro do mesmo ano foi relatado que eles não alimentavam os animais suficientemente e que, famintos, vários se atacavam até virem a óbito”, afirmam os protetores nas redes sociais.

Diante da gravidade dos fatos, Luciana Genro solicita que a prefeitura verifique a procedência dos fatos e informe que ações estão sendo executadas para garantir o bem-estar dos animais, assim como quem são os responsáveis por essas ações. Ainda, questiona os valores do orçamento efetivamente liquidados direcionados ao CCZ e qual a justificativa legal e fática para impedir o acesso dos voluntários ao
Centro de Zoonoses.

Em 2021, Luciana Genro recebeu denúncia semelhante referente ao Centro de Zoonoses de Viamão, ocasião em que ingressou com uma representação no Ministério Público sobre a situação do espaço e o órgão garantiu o fim da situação precária. Após ser notificada pelo o MP, a Secretaria de Saúde de Viamão reconheceu que a estrutura era arcaica e ultrapassada e encaminhou os animais que estavam no local para adoção responsável.

Confira a íntegra do ofício enviado pela deputada:

Confira a íntegra da notícia de fato enviada ao MP pela deputada: