Foto: Celso Bender
Foto: Celso Bender

| Meio Ambiente

Moradores de Passo Fundo denunciam o corte de árvores centenárias na cidade, que estariam sendo realizados de forma drástica pela Empresa Rio Grande de Energia (RGE) e pela Prefeitura. Os relatos foram recebidos pela deputada Luciana Genro (PSOL), que cobrou do Executivo municipal explicações sobre o caso.

A conduta causa preocupação, considerando o histórico da RGE em relação ao assunto. A deputada chama atenção ao fato de que em 2017, em Caxias do Sul ambientalistas denunciaram cortes drásticos de árvores, que poderiam comprometer a vegetação. Da mesma forma, em 2019 em Bento Gonçalves, denúncia semelhante foi feita pela Associação Ativista Ecológica. Ainda, em 2020 a empresa chegou a ter a sua licença para corte de árvores cassada pelo município de Santa Cruz do Sul.

A parlamentar recebeu imagens de árvores cortadas em diversos pontos de Passo Fundo. Em documento enviado para a Prefeitura, Luciana Genro questiona se os cortes e podas foram autorizados, a justificativa para tal e se há algum estudo técnico e fiscalização em relação à poda ou corte drástico.

Confira a íntegra do ofício enviado à Prefeitura:

Confira imagens das árvores cortadas em Passo Fundo: