Luciana Genro visita Rio Gravataí
Luciana Genro visita Rio Gravataí

| Meio Ambiente

A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) esteve nas margens do Rio Gravataí, na passagem pela cidade de Cachoeirinha, onde foram encontrados cerca de 100m³ de lixo, após um período de estiagem.

O Rio Gravataí atende cerca de 6 cidades da Região Metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. Esse episódio, denunciado por moradores desde o último dia 6, acendeu um alerta para a população de Cachoeirinha sobre o descarte irregular de resíduos descartáveis e também da falta de prioridade da prefeitura e governo do estado com o meio ambiente.

“A prefeitura de Cachoeirinha lava suas mãos quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Nem uma secretaria própria a cidade tem”, denunciou Lucas Cardoso, secretário geral do PSOL de Cachoeirinha.

Além da falta de cuidado com o meio ambiente, Cachoeirinha lida com dificuldades na coleta seletiva. Luciana, junto com Lucas e Jamily, também do PSOL do município, esteve na Associação de Recicladores de Cachoeirinha (ACRER), que luta há mais de 20 anos por uma coleta seletiva de qualidade em Cachoeirinha.

Andréia, presidente da ACRER, luta há anos pelo reconhecimento da cooperativa.

Andréia, presidente da cooperativa, suplicou por ajuda: “nós recebemos cerca de R$500 mil de emenda parlamentar, que veio para o município em março do ano passado e até agora não chegou na gente. O telhado está estragado, tem uma parte da cooperativa que não podemos usar e ainda perdemos uma prensa (equipamento utilizado na reciclagem) por conta das chuvas e da estrutura. Aqui em Cachoeirinha a coleta seletiva atende apenas alguns bairros, em horários que não condizem com a necessidade, e nós poderíamos atender muito mais, se tivéssemos o apoio necessário.

A ACRER funciona, atualmente, com cerca de 15 pessoas, sendo na sua maioria mulheres, que dependem do dinheiro que recebem na cooperativa, para sustentar suas famílias. A deputada Luciana encaminhou um pedido de informações para a prefeitura, para averiguar onde estão os recursos destinados à cooperativa.